Indicação nº 24 de 2021

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Indicação

Ano

2021

Número

24

Data de Apresentação

02/02/2021

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinária

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    O Vereador que a esta subscreve, vem, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, solicitar após consultados os nobres pares, que V. Exª. encaminhe ao Chefe do Poder Executivo Municipal, Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, a seguinte indicação:

    1 – Avaliação da possibilidade de adotar em Leopoldina a utilização dos resíduos de construção e demolição (RCD), que depois de passarem pelo beneficiamento da reciclagem podem ser utilizados na pavimentação de vias públicas, estradas rurais, por exemplo. De acordo com pesquisas a respeito do tema vimos que se trata de uma solução inovadora, que emprega materiais reciclados nas diferentes camadas do pavimento agregado reciclado de RCD nas camadas de sub-base e base, e revestimento asfáltico com asfalto=borracha, sendo a borracha moída derivada da reciclagem de pneus inservíveis de veículos.

    Segue no item Indexação a continuação da presente indicação.

    Indexação

    Segue abaixo a continuação da presente Indicação:

    Este é um importante passo na direção ao desenvolvimento sustentável conscientizando a população a respeito dos problemas ambientais enfrentados pela sociedade e os desafios para as administrações das cidades devido ao grande volume de resíduos sólidos gerados a partir de demolições e construções. Esta iniciativa visa reduzir gastos públicos com aterros e materiais de construções para pavimentos, proporcionando um aumento de vida útil dos aterros em funcionamento além de inibir a descarga clandestina deste material ao longo das vias públicas, melhorando o aspecto visual das cidades e inibindo gastos adicionais para remoção desse resíduo. Cidades de Minas Gerais e de São Paulo já realizam estudos e/ou serviços a partir da utilização do RCD e poderiam servir como referência para eventuais avaliação em nosso município.

    Observação