Moção de Congratulação nº 92 de 2021
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Moção de Congratulação
Ano
2021
Número
92
Data de Apresentação
08/11/2021
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Não
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
O Vereador que a esta subscreve, vem, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, solicitar, após consultados os nobres pares, que V. Exª, envie Moção de Congratulação, com os cumprimentos desta Casa Legislativa às SRAS. LÚCIA LOPES HORTA, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e ANA PAULA DE MOURA FERREIRA DIAS, SUPERINTENDENTE REGIONAL DE ENSINO. Um dos grandes desafios dos gestores é investir na educação com o objetivo de proporcionar um ensino de qualidade, cujo acesso seja democratizado. Infelizmente há cenários no país em que o compromisso com a educação não sai do papel, fica fixado em planos de governo e não é colocado em prática. Como conseqüência, criam-se verdadeiros desertos em que há carência de tudo.
Indexação
Felizmente é possível encontrar verdadeiros oásis de educação espalhados por esse imenso território. Um desses oásis está localizado no acolhedor distrito de Piacatuba, na Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, onde um jovem sonhador, João Paulo de Araújo, tem conseguido transformar a vida dos moradores do local, através da educação.
Essa é uma história positiva que ganhou destaque nacional e internacional na área da educação. O projeto “Escola Fechada, Educação em Movimento”, desenvolvido em plena pandemia de COVID-19, atraiu os olhares de diversos segmentos comprometidos com a educação de qualidade e resultou em dois importantes prêmios para a Escola. Uma conquista que merece ser comemorada, pois enaltece o nome deste pequeno torrão de terra, incrustado no interior de Minas Gerais, que se projeta para o mundo através da educação de qualidade.
Embora o protagonismo seja da Instituição, de seu jovem diretor e de todos os valorosos profissionais, é importante reconhecer também a disposição de alguns setores que apoiaram este trabalho com atitudes sérias, comprometidas e responsáveis. Apesar de a pandemia ter nos obrigado ao isolamento e ao distanciamento, o projeto educacional desenvolvido em Piacatuba não teve características de uma ilha.
Por isso, é oportuno, neste momento, reconhecer e valorizar o apoio prestado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Secretária Lúcia Lopes Horta e também pela Superintendência Regional de Ensino, através da superintendente Ana Paula. Parcerias que estimularam a execução do projeto, ajudaram a superar os obstáculos, compartilharam cada passo que era dado e, finalmente, conseguiram garantir que o público-alvo do projeto fosse contemplado com uma educação inclusiva e de qualidade.
Essa é uma história positiva que ganhou destaque nacional e internacional na área da educação. O projeto “Escola Fechada, Educação em Movimento”, desenvolvido em plena pandemia de COVID-19, atraiu os olhares de diversos segmentos comprometidos com a educação de qualidade e resultou em dois importantes prêmios para a Escola. Uma conquista que merece ser comemorada, pois enaltece o nome deste pequeno torrão de terra, incrustado no interior de Minas Gerais, que se projeta para o mundo através da educação de qualidade.
Embora o protagonismo seja da Instituição, de seu jovem diretor e de todos os valorosos profissionais, é importante reconhecer também a disposição de alguns setores que apoiaram este trabalho com atitudes sérias, comprometidas e responsáveis. Apesar de a pandemia ter nos obrigado ao isolamento e ao distanciamento, o projeto educacional desenvolvido em Piacatuba não teve características de uma ilha.
Por isso, é oportuno, neste momento, reconhecer e valorizar o apoio prestado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Secretária Lúcia Lopes Horta e também pela Superintendência Regional de Ensino, através da superintendente Ana Paula. Parcerias que estimularam a execução do projeto, ajudaram a superar os obstáculos, compartilharam cada passo que era dado e, finalmente, conseguiram garantir que o público-alvo do projeto fosse contemplado com uma educação inclusiva e de qualidade.
Observação